Ah eu tava quase terminando esse post quando acabou a energia e tive que recomeçá-lo.
As vezes, no meio de uma aula de matemática ou de química, viajando eu penso: "Caralho, tenho mesmo que estudar isso?". Afinal pretendo cursar história ou filosofia. Decidi desde cedo que não ia querer nada relacionado a matemática, e venho mantendo a promessa. Não digo que matemática não deveria existir, como alguns alunos reprovados dizem, só acho que se não é minha área eu devia estudá-la menos.
Acredito em um ensino médio um pouco mais específico, o aluno já deveria escolher que tipo de faculdade quer e entrar em um ensino que já o preparasse para aquele curso, assim impediria que matérias semi-supérfluas à vida dele, o atrapalhasse. Não digo que não iria mais estudar as outras disciplinas, só que elas seriam menos intensas. Já dá pra saber muito bem o que quer depois que se termina o 9º ano, ou mais ou menos.
Uma coisa que me enoja, é a maneira como a maioria dos colégios trata os alunos. A começar pelo sinal quando vai começar a aula e acabar o intervalo, é uma maneira de tocar um rebanho de animais pra dentro do curral, e sem contar que os portões estão sempre fechados e quem sair ainda é suspenso. Quando o aluno chega ao ensino médio, não é mais uma criança e para que não pense como uma não deve ser tratada como uma. Devem estar conscientes das consequências de seus atos e arcarem sozinhos com elas. Queremos sair? Saímos e nossos pais não têm nada a ver com isso, nem devem ser incomodados. E porque não podemos nem mesmo pegar nossos próprios boletins? Minha mãe raramente tem tempo de ir no colégio pega-lo, tenho esse "trauma" desde pequeno.
Agora quem estuda na rede estadual sabe que o maior problema é o nível dos professores, no meu colégio é cheio de professor que não terminou nem mesmo o ensino superior. Ou seja é possível nos dar aulas tendo estudado apenas uns dois anos a mais do que nós. Contratam professores que as vezes sabem menos do que os alunos mais capacitados. Pelo menos isso é culpa da porcaria do salário de um professor, veja bem: Você é um excelente aluno, tem condições de entrar e concluir um curso que vai te fazer bem sucedido como engenharia, medicina e direito, o que te levaria a ser professor? Então quem são a maior parte dos professores? Quem não teve capacidade de passar no vestibular para cursos melhores renumerados e que vão ensinar quem teve.
Assim fode-se toda a educação brasileira.
Concordo contigo em partes, caro.
ResponderExcluirQualquer um que olha para a educação brasileira hoje vê exatamente o que você citou professores muito mal capacitados a lecionar, muitos professores insatisfeitos com a profissão que exercem, e como você disse, pela consequência da remuneração. Mas não podemos generalizar, claro.
No que você citou sobre a forma como tratam os alunos no ensino médio, temos que observar que não são todos os alunos do ensino médio que pensam como você ou como eu quando estava no ensino médio também, eu tinha exatamente essa mesma revolta que você, exatamente da mesma forma como você por estudar em escola de rede publica desde criança, mas acontece que o governo impõe regras que devem ser seguidas, e nem todos os alunos de ensino médio tem maturidade suficiente pra distinguir que aquilo que estão estudando é o que vai o fazer engajar no estudo do futuro dele, é daquele estudo que vai depender a profissão e o bem-sucesso dele. Claro que existem matérias que não há o porquê de nós estudarmos, mas um dos problemas é que as escolas, principalmente as de rede publica não têm infraestrutura para poder separar alunos que são interessados em engajar em cursos voltados as ciências da natureza ou ciências exatas e da terra, e outro problema, se não hão professores capacitados nem para lecionar em um ensino comum e padrão, quem dirá lecionar em áreas especificas, seria uma escassez tremenda de qualidade de ensino, quem sabe até maior do que a que vivemos hoje. Não digo que tenho muita experiência com esses aspectos, afinal não faz muito tempo que terminei o ensino médio, mas a partir do momento que olhamos de fora percebemos o porquê das coisas que aconteceram com a gente lá atrás.
Mas seu post está ótimo, admiro sua forma de compreender bem as coisas, sua maturidade de diferenciar seu futuro. Parabéns. Continuarei lendo os próximos.
Abraços.
É, o fato é que para dar um ótimo salto na educação é preciso aumentar o salário do professor. Isso é o básico. Abraços e obrigado por ler.
ResponderExcluirÉ. Com certeza. Sinto-me envergonhado quando olho pra nossa constituição, nosso governo e vejo o absurdo de políticos ganhando à custa dos trabalhadores, principalmente os professores que tem por obrigação formar uma sociedade educada, digna de pessoas de sucesso, mas por falta de verga isso não acontece, não acontece porque os políticos são os maiores filhos da puta que roubam e desviam o dinheiro de todos os trabalhadores.
ResponderExcluir