sexta-feira, 22 de julho de 2011

Capitalismo X Socialismo


Por volta dos meus 13, 14 anos, com o fim do ensino fundamental, mente se expandindo, URSS, II Guerra... Eu fui conhecer o conceito de "modo de produção", a existência do estado, o que era socialismo, e acabei por achar que o socialismo era por essência superior e mais nobre do que o capitalismo, haveria igualdade para todos e poucos outros pontos favoráveis, conheci também o comunismo e o anarquismo(que não são o mesmo tipo de coisa, futuramente explico isso) e passei a apoiá-los apesar do caráter utópico dessas correntes. Depois conheci a questão da individualidade proposta, em minha cabeça, primeiramente pelo controverso ocultista Aleister Crowley e futuramente o filosofo Nietzsche(ando falando nele demais, mas vai passar quando estiver conhecendo idéias de outros) e então chega-se a conclusão de que:
  • O Marxismo parte da falsa idéia de que os homens são iguais;
  • A natureza mostra que a sobrevivência é dos mais aptos;
  • Políticas anarquistas paralisariam o desenvolvimento da humanidade;
  • E alguns outros argumentos anti marxistas.
Entretanto o problema não se resolveria por aí, não é bom ser escravo de governantes e ter sua liberdade de agir usurpada, além disso olhemos o contexto histórico de Crowley e Nietzsche, não puderam presenciar a destruição ambiental e o aumento progressivo das culturas de massa. Nem sonhariam com um mundo tão devastado aonde se espera o fim coletivo da vida(ou talvez pior, o acelera). Agora nosso raciocínio se encontra em um insolucionável paradoxo.
Certa vez perguntaram para o professor de história: "Professor qual você acha o melhor sistema?" Ele respondeu: "O que está por vir". Ao fim de cada período histórico a humanidade encontrou um novo sistema, superior ou não ao antigo. Só podemos esperar surgir(ou fazer que surja) algum que ponha igualdade de oportunidades, valorize a individualidade e a liberdade pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário