Distopia é uma história de ficção científica, seja em livros ou filmes, que se passa em uma sociedade catastrófica, geralmente acontece no futuro e leva em conta o caminho que a humanidade tem tomado, na verdade extrapolando suas características atuais. A distopia oferece uma discussão ou reflexão acerca daquela sociedade e seus meios, com objetivo de alertar e conscientizar. Provocam no leitor/espectador um impacto, capaz de fazê-lo abominar aquele mundo.
Auldous Huxley, escritor inglês que morreu na década de 60, trouxe ao mundo uma grande obra distópica: Admirável Mundo Novo(Brave New World). O livro descreve o futuro de uma humanidade completamente materialista, aonde dissolve-se a unidade familiar, separam-se as pessoas em classes desde o nascimento, desde cedo os jovens são ensinados que a sociedade depende de trabalhadores e não dos filósofos ou dos poetas, há pílulas que curam enfermidades da alma: tristeza, saudade, solidão. E vai muito além disso.
Outro importante romance que segue linhas semelhantes é A Laranja Mecânica(A Clockwork Orange) em livro escrito por Anthony Burgess ou na versão adaptada ao cinema de Stanley Kubrick. A Laranja Mecânica narra a história de Alex e seus drugues(palavra que significa "amigos", a história é repleta desses neolinguismos), uma turma de jovens arruaceiros que espancam, matam, estupram por simples prazer. Traz uma reflexão principalmente à hipocrisia dos seres humanos. O filme é uma obra de muito bom gosto, cenas fortes, trilha sonora peculiar e as personagens nem se fala, Alex é um jovem fino que faz todas as suas "maldades" com uma pose e uma classe digna de um fã de Beethoven.
Atualmente há algumas obras dessa estirpe na literatura brasileira, que ainda não pude ler nenhuma, dentre elas:
- "Não verás país nenhum" (Ignácio de loyola Brandão);
- "Um dia vamos rir disso tudo" (Maria Alice Barroso);
- "Fazenda modelo" (Chico Buarque);
- "O fruto do vosso ventre" (Herberto Salles);
- Arquipélago (Diogo Mainardi);
- "Adaptação do funcionário Ruam" (Mauro Chaves)
- E alguns outros;
Nenhum comentário:
Postar um comentário